20 dezembro, 2009

DEZEMBRO 2009 - NO MAR

Passamos o mês de dezembro, terminando de pintar o fundo do BALEEIRO e zarpando rumo a St Maaarten para começar a trabalhar. O BALEEIRO FICOU LINDO DE MORRER COM A NOVA PINTURA, VCS PODEM CONFERIR NAS FOTOS!
Tivemos a visita do "TURISTA" Henrique, que veio do Brasil em ritmo de festa, e nos pegou com o barco fora da agua, com 3 caras lixando craca e tinta venenosa das 6 da manha as 10 da noite, sem muito tempo de se divertir. Uma pena que nao pudemos dar a atençao necessária pra o Henrique , no suporte de conhecer Curaçao, como gostariamos de ter dado, mas depois de colocar o BALEEIRO na água, ele nos acompanhou até BONAIRE, numa viagem bem legal e esta sim, em ritmo de turismo.
Chegando em BONAIRE, fomos conhecer a ilha, alugamos um carro, e claro, fomos mergulhar!

A ilha não é o lugar mais lindo do mundo como eu sempre havia sonhado. Bonaire, assim como Curaçao, St Maarten, Saba e St. Estatios, são parte das antilhas holandesas. A lingua oficial é o papiamento. Mistura de português, espanhol, holandês, inglês e francês. A ilha é muito seca, mas existe muita beleza em suas salinas. No seu interior parecia que estávamos em plena caatinga. O espetáculo ficou mesmo no show dos flamingos que habitam suas extensas lagoas de agua salgada! Vimos diversos grupos de 10 a 20 pássaros espalhados em diversos pontos da ilha.
A história conta que no passado eram milhares. Foram muito caçados pela sua beleza de cor rosa. Muitas iguanas cruzavam a estrada sem a menor vergonha e muitos papagaios selvagens com a cabeça amarela alaranjada e corpo verde e vermelho, lindos! O pequeno povoado principal KRALENDIJK,tinha um clima bem pacato que nos lembrou a antiga Búzios no passado. Todo o turismo é voltado para o mergulho que é feito diretamente da praia. As pessoas ao invés de alugar barcos, alugam a pick up e botam o equipamento na caçamba e passam o dia ao redor da ilha mergulhando nos mais de 300 pontos de mergulho que são muito bem sinalizados a beira da estrada.
Conhecemos 3 chilenos que estão vontando da sua volta ao mundo com o Veleiro SURASSO. Luiz, Sebástian & Nicólas. Umas figuras! Eles estiveram no Brasil na última refeno e conhecem bastante gente em comum com a gente. Nestas horas que temos a certeza que realmente o mundo da vela é muito pequeno. Fizemos um jantar de despedida com esta galera, o Henrique desembarcou rumo ao Brasil, os chilenos rumo a Curaçao e depois Colômbia e nós(Andy- Geraldo- Daniel e Caio) rumo a Los Roques.
A viagem foi bem cansativa. Muitos PIRAJÁS nos pertubaram durante todo o percurso. Vimos um TUBARÃO BALEIA pela primeira vez! ALUCINANTE.
Pescamos nosso primeiro peixe : UMA BARRACUDA, que devolvemos ao mar com medo da tal CIGUATERA, doença mortal que tem por aqui.
Chegamos em Los Roques, em Cayo Dàgua. Um lugar que nao temos palavras para descrever! . Eu amo BVI, mas Los Roques foi o único lugar até hoje que bateu British Virgin Island. Pelo menos está no mesmo patamar!
Praias paradisíacas de areia branca, com nenhuma pegada na areia. Pássaros mil voando de cá pra lá. Muitas conchas, tartarugas e arraias. Muitos peixes coloridos... Um por do sol incomensurável!
Depois de 2 dias só desfrutando deste lugar, resolvemso ir p a civilizaçao, para fazermos umas ligaçoes em terra. Paramos em Gran Roque e a ilha nos deixou de queixo caido. Uma populaçao receptiva, simpática, feliz, uma aldeia de pousadas e pescadores com uma pracinha coisa mais linda do mundo.


Um lugar acolhedor e vontade de ficar ali p sempre!
Uma Venezuela que eu nao conhecia e nem tinha a mínima idéia que existia.
No nosso último dia , conhecemos um casal de mineiros, (Liliane e seu esposo)que por coincidencia também conhecem a Junia e o Sid(Veleiro Vôo Livre) o mundo é mesmo pequeno, náo é mesmo!
Na hora da despedida de LOS ROQUES foi uma dor no coraçao. Tínhamos que partir logo, ficamos mais tempo que deveríamos e precisavamos chegar em St Maartem ha tempo de comecarmos a trabalhar. Por esta razáo os planos de passar em La Branquilla e Las Aves foram vetados. Rumamos p St Maarten diretaço. Uma travessia maravilhosa! 3 dias inteiros de mar de almirante, noites estreladas e um pouco de trafego de navios.
Chegamos em St Maarten a tarde, no por do sol, ao som de música popular brasileira.
Comemoramos com LICOR DE PISTACHIO, vindo de CURAÇAO, o qual viciamos a viagem toda!
O MELHOR DA MINHA VIAGEM COM O BALEEIRO ATÉ HOJE FOI LOS ROQUES e BVI.
SEM DÚVIDA NENHUMA!!!
E COMO VALEU A PENA!!!!

2 comentários:

Carola disse...

Que lindas fotos!!! bjs

Sandra Aguiar disse...

Andy,

Fico emocionada com os seus relatos sempre tão vivos!!!
Parabéns, minha linda!